Coordenador : José Antonio Miranda Sepulveda
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389350.2199.185590.16022023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : A proposta é atender de forma geral a população brasileira, com ênfase em professores da rede pública de ensino. A ideia é mobilizar o maior número de pessoas nas diferentes atividades previstas neste programa. Os principais grupos que serão beneficiados : docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Todos servirão como multiplicadores da laicidade e da democracia. Focaremos também docentes e discentes das redes públicas básicas de ensino.
Local de atuação: Campus UFF Gragoatá, Niteroi. Faculdade de Educação, Bloco D, sala 446.
Objetivo
Objetivo Geral: Entender que a laicidade é um dos mais importantes componentes de uma sociedade democrática, que defende a dignidade humana e as diferentes manifestações culturais da população brasileira. Objetivos Específicos: 1 - Aperfeiçoar o material didático já produzido pelo Observatório que demonstra a importância da laicidade. 2 - Aprimorar e abastecer a página da internet sobre a laicidade 3 - Difundir o conhecimento sobre a laicidade como forma de combater o discurso equivocado produzido na sociedade de que laicidade é a mesma coisa que ateísmo e agnosticismo. 4 - Criar uma cultura universitária em defesa da laicidade como elemento fundamental da democracia. São metas para o ano de 2023: 1- Aprimorar parcerias com outros grupos da UFF que estudam religião e laicidade; 2 - Desenvolver uma maior integração com outras universidades com intuito de promover parcerias para 2024. 3 - Atender um número maior de público no curso de extensão 4 - Capacitar os/as estudantes a desenvolverem seus próprios materiais sobre laicidade, assim como organizarem palestras e conferências em escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. 5 - Executar o III Fórum do OLÉ e o I Seminário nacional sobre Laicidade. As atividades estão encadeadas. Cada estudante capacitado funcionará como difusor do Observatório e na alimentação da página na internet
Resumo
O foco deste programa é discutir a questão da laicidade no mundo contemporâneo, em especial no Brasil, tendo em vista os problemas que envolvem a relação entre Estado e Religião. Entender os problemas referentes a direitos religiosos e o papel do Estado frente ao crescente aumento do discurso religioso nas sociedades ocidentais, com interesse diferenciado para o campo da educação. Para isso algumas atividades serão desenvolvidas para o crescimento do Observatório da Laicidade na Educação e melhoria de suas condições internas. 1 - Manutenção da página do Observatório na internet (www.ole.uff.br); 2 -Criar cursos de Extensão; 3 - Ministrar palestras em escolas públicas, tanto de forma remota, como presencial; 4 - Criar uma rede de extensionistas em defesa da democracia, do Estado Laico e da escola pública laica e 5: elaborar o III Fórum do Observatório da Laicidade na Educação e o Primeiro Seminário Nacional sobre Laicidade. O objetivo principal desse programa é desenvolver uma sociedade mais tolerante e crítica, capaz de enfrentar os desafios impostos pelo crescente conservadorismo da sociedade brasileira. Nos orientaremos a partir de uma bibliografia especializada e pelo material já coletado pelo Observatório, com destaque especial para a Declaração Universal da Laicidade no Século XXI, desenvolvida em 2005, por ocasião das comemorações do centenário da separação entre Estado e Igreja na França. Dessa forma, acreditamos que a laicidade é um dos mais importantes componentes de uma sociedade democrática, por isso deve ser estimulada dentro de diferentes ambientes educacionais.